Dia Internacional da pessoa Cigana
Em celebração do Dia Internacional da pessoa Cigana, o B Equal – E9G realizou atividades educativas e culturais, como oficinas de música, dança e contos de histórias ciganas, para que as crianças conheçam e valorizem a rica herança cultural cigana, combatendo estereótipos e preconceitos.
O projeto participou ainda na apresentação da recomendação. CM/Rec(2023)4 sobre “Participação das Pessoas Jovens Ciganas» e do Memorando Explicativo da mesma, agora em português, que pretende, designadamente, incentivar os Estados-Membros do Conselho do Europa a promoverem o acesso igual, equitativo e efetivo das pessoas jovens ciganas aos direitos humanos e a participação substantiva das pessoas jovens de comunidades ciganas nos processos e estruturas democráticas a nível local, nacional, regional e internacional.”. Uma iniciativa do IPDJ.
Esta data foi criada no Primeiro Congresso Mundial Romani, em Londres. O objetivo deste dia é promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história
Em entrevista à Renascença, o diretor nacional da Pastoral dos Ciganos, organismo da Igreja Católica que visa promover o desenvolvimento espiritual, humano e social desta população e a sua inclusão na sociedade portuguesa, diz que a comunidade quer “ser parte da solução”.