Iniciativa Malas com História encerra com celebração na Sé de Braga
A Cáritas Arquidiocesana de Braga dinamizou a iniciativa “Malas com História” durante o mês de janeiro.
Pretendeu-se convidar todos os migrantes e refugiados a partilhar – numa carta fechada a colocar dentro de uma mala de viagem – as suas histórias de vida, visando a oportunidade de contribuir de forma pessoal e íntima a sua experiência migratória, independentemente do seu contexto e herança sociais, culturais ou religiosos, com vista a uma compilação em livro das histórias mais emblemáticas e marcantes – a efetuar pela Cáritas Portuguesa e Caritas Internationalis.
O objetivo foi simples: promover o diálogo e a cultura do encontro! A Mala da Partilha, pretendeu criar e promover oportunidades para que as comunidades se abram àqueles que vieram de outros lugares do mundo, ou, até mesmo, de outros lugares do país e que trazem consigo histórias de viagem que explicam a razão pela qual saíram de sua casa, quais as dificuldades que encontraram, quais as dificuldades que tiveram de superar e, também, porque ouvir e partilhar implicar mudança, conhecer quais os desafios que deixam às comunidades que os acolheram passando por diversas escolas e instituições da nossa Arquidiocese onde foram recolhidos vários testemunhos que são símbolos de uma maior proximidade.
A mala iniciou o seu percurso no Colégio Luso Internacional de Braga seguindo depois para os Agrupamentos de Escola André Soares, Francisco Sanches ,Maximinos, Centro Escolar de São Frutuoso e Casa da Nazaré em Barcelos. Além disso, a Cáritas associou-se também à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva no Seminário sobre Refugiados “Ecos do Passado, silêncios do presente”.
A mala que tem percorrido todo o país encerra a sua estada em Braga no próximo sábado, na missa vespertina da Sé Catedral de Braga (17:30) que será presidida pelo nosso Arcebispo D. Jorge Ortiga. Nesta celebração a mala será entregue à Cáritas Diocesana de Vila Real para continuar a sua viagem pelo país.