O Fundo Social Diocesano – Partilhar com Esperança é um serviço de ação social da Igreja Católica, instituído pela Arquidiocese de Braga, através da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Social e Mobilidade.
O Fundo Social Diocesano implica todos os cristãos e é responsabilidade de todas as comunidades da Arquidiocese de Braga. Contudo, visa todos os que são atingidos por qualquer forma de pobreza, exclusão social ou emergência, independentemente dos seus credos ou origens.
O Fundo, embora de caráter emergente, tem como objectivos:
a) Contribuir para a solução dos problemas sociais da Arquidiocese;
b) Cooperar no aprofundamento e atualização da ação social da Igreja na Arquidiocese de Braga.
Devido às limitações financeiras e à natureza da ação social da Igreja, o contributo para a solução dos problemas sociais, referido na alínea a) do número anterior, não se reduz à distribuição de recursos, mas implica quer o fomento da animação local e a entreajuda de proximidade, motivando as pessoas vítimas da situação de pobreza a tomar iniciativas de acordo com as suas reais capacidades, quer a intervenção junto dos poderes públicos e de outras entidades.
A seleção das situações a apoiar adotará os seguintes critérios:
a) Prioridade às situações de carência mais graves nomeadamente:
– Novos desempregados;
– Situações de pobreza escondida;
– Situações de doença crónica ou prolongada;
– Famílias monoparentais;
b) Prioridade às situações em que o apoio solicitado ao Fundo permita desenvolver respostas que promovam a autonomia do utente/agregado familiar;
c) Complementaridade dos apoios do Fundo com os da Cáritas Arquidiocesana e das Paróquias;
d) Compromisso das Paróquias e da Cáritas Arquidiocesana em ordem ao acompanhamento de cada caso até à respectiva solução.
As unidades de ação do Fundo são as seguintes:
a) Entidades sinalizadoras: Párocos, Conferências Vicentinas e outros grupos paroquiais de ação social, Cáritas Arquidiocesana de Braga, Centros Sociais e Paroquiais/Misericórdias e outras instituições de solidariedade social de ereção canónica da Arquidiocese de Braga.
b) Núcleo Executivo, integrado pelo Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Social e Mobilidade, que preside, e por representantes da Cáritas Arquidiocesana de Braga, da Sociedade de S. Vicente de Paulo e da UDIPSS – Braga/Misericórdias.
c) Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Social e Mobilidade, responsável pela dinamização do Fundo, constituída pelo seu Presidente e por representantes das entidades que integram os seus departamentos.
Para a consecução dos objectivos do Fundo, as unidades de ação realizam, especialmente, as seguintes atividades:
a) Recolha e distribuição de meios financeiros;
b) Recolha e tratamento de informação relativa a problemas sociais, provenientes da ação social da Igreja na Arquidiocese e de outras fontes, em consonância com o Observatório Social Diocesano;
c) Intervenção, junto dos poderes públicos e de outras entidades, com vista ao atendimento e solução dos problemas sociais, com prioridade para os de subsistência básica;
d) Dinamização da ação social da Igreja na Arquidiocese de Braga, a partir das relações de proximidade;
e) Promoção do diálogo social no interior da Igreja, entre representantes de diferentes posicionamentos sociais e políticos, realçando-se os sindicalistas e empresários e, por outro lado, membros de diferentes forças partidárias;
g) Intervenção na opinião pública, em ordem ao fomento da corresponsabilização social pessoal e coletiva.