Ucrânia – Armazém Cáritas Destruido
Ataque a armazém de ajuda humanitária da Cáritas-Spes Ucrânia. Cerca de 330 toneladas de bens de primeira necessidade destruídos.
Na madrugada de 19 de setembro de 2023, as tropas russas atacaram uma zona industrial em Lviv, onde estava localizado o armazém de ajuda humanitária da Caritas-Spes Ucrânia. Todos os colaboradores da equipa da Cáritas saíram ilesos, mas o armazém com todo o seu interior foi totalmente queimado.
A Cáritas-Spes Ucrânia está ainda a calcular com detalhe todas as perdas, mas sabemos desde já que foram destruídas 33 paletes de embalagens de alimentos, 10 paletes de kits de higiene e alimentos enlatados, 10 paletes de roupas e diversos geradores e outros equipamentos. Esta é a informação segura que nos chega da Cáritas-Spes Ucrânia. No total calcula-se que sejam cerca de 300 toneladas de bens de ajuda humanitária, recentemente doados totalmente destruídos. A ajuda humanitária agora destruída estava destinada ao apoio de cerca de 660 família.
A rede Cáritas em Portugal, reunida em Aveiro na 5ª Semana de Formação – atividade que marca o arranque de um novo de trabalho – mostra-se profundamente chocada com este ataque e irá reforçar o seu apoio à população na Ucrânia com um apoio adicional de 20 mil euros.Recorde-se que desde o primeiro dia a Cáritas em Portugal está a acompanhar a Cáritas na Ucrânia, através da Caritas Internationalis.
“Mais uma vez temos de mostrar não apenas a nossa solidariedade, mas sobretudo a nossa mais profunda união para com aqueles que sofrem de forma injusta com esta guerra.” Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.
Todos os que quiserem apoiar o trabalho da Cáritas na Ucrânia podem fazê-lo através do seu donativo em www.caritas.pt/ucrania ou por transferência bancária: IBAN PT 50 0033 0000 0109 0040 1501 2 (Ref. Ucrânia)