Sismo Marrocos
Na passada sexta-feira, (8 de setembro), pelas 23:11, Marrocos foi abalado por um sismo de magnitude 6.8 na escala de Richter.
Este terremoto, com epicentro em Ighil (pequena comuna na província de Al-Haouz), a sudoeste da cidade de Marraquexe, afetou principalmente as províncias de Al-Haouz, Marraquexe, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant. Foi ainda sentido na Mauritânia, Argélia, Saara Ocidental, e no Sul de Portugal e Espanha.
O número de vítimas continua a ser atualizado à medida que as equipas de resgate prosseguem com o seu trabalho. Os danos físicos nas infraestruturas também estão a ser identificados.
Neste contexto, a Cáritas de Marrocos, através da Cáritas Diocesana de Rabat encontra-se a monitorizar a situação e a fazer o levantamento das maiores necessidades, que de momento são para responder às famílias desalojadas com abrigo, kits primeiros socorros, vestuário bem como acesso a energia e facilitação de comunicação entre familiares.
A Cáritas de Rabat pretende atuar de forma em coordenação com a rede Cáritas, e apela à solidariedade dos parceiros Cáritas e das respetivas paróquias.
Também a Cáritas Diocesana de Ouarzazate se encontra a realizar ações de apoio.
A Cáritas Portuguesa está a acompanhar a situação vivida no país, e a articular com a Cáritas Internationalis
Para a realização de donativos pode utilizar os seguintes meios:
- Site caritas.pt
- Conta “Emergências Internacionais” da Cáritas Portuguesa
IBAN PT 50 0033 0000 0109 0040 1501 2
BIC/SWIFT BCOMPTPL
- MB
Entidade 22 222
Referência 222 222 222
Valor
Os donativos deverão ter a indicação SISMO MARROCOS.
Para obter o seu recibo de donativo envie-nos o comprovativo de pagamento e o seu nome, Morada, Contacto e NIF para recibos@caritas.pt.
Nesta fase, e seguindo as orientações da rede Cáritas, não está prevista a recolha de bens materiais.
Acompanhe a informação em www.caritas.pt