Pelo trabalho pleno e digno
Pelo trabalho pleno e digno
Neste Dia Internacional das Pessoas Trabalhadoras, é crucial lembrarmos de quem enfrenta condições de trabalho desumanas e injustas e exclusão laboral. Na Cáritas, estamos comprometidos em trabalhar contra a exploração laboral em todas as suas formas. Além do mais, acreditamos profundamente no trabalho como um fator forte de inclusão social para uma sociedade mais forte e igual.
Através do programa INCORPORA promovido pela Fundação “la caixa”, trabalhamos incansavelmente para promover a igualdade de oportunidades e a não discriminação no acesso ao mercado de trabalho ligando as empresas através da sua responsabilidade social a pessoas em exclusão social e laboral.
Acreditamos que conseguir um emprego é muitas vezes um primeiro passo na direção de uma mudança positiva e profunda na vida das pessoas. Em 2023, integramos profissionalmente 46 pessoas através deste programa.
Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna de 2022, registaram-se 235 sinalizações de tráfico de seres humanos válidas das quais 181 foram por exploração laboral. Estas sinalizações provém principalmente do setor agrícola, mas o relatório destaca o futebol e a servidão doméstica como outras das principais causas de exploração laboral.
Neste dia de celebração, reafirmamos nosso compromisso por todas as pessoas em vulnerabilidade e exclusão social. Lembremo-nos, também, de todas as pessoas que, mesmo trabalhando, não conseguem fazer face as suas despesas e que, mesmo trabalhando, vivem em situações de vulnerabilidade.
Cáritas, o amor que transforma!