“Nem o emprego salva as pessoas da pobreza”
Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, foi uma das convidadas do programa 360º da RTP no passado dia 19. “Hoje, nem o emprego salva as pessoas da pobreza” afirmou reforçando a situação da pobreza em Portugal e os desafios sociais crescentes. Uma conversa no seguimento da sondagem da Universidade Católica para a RTP e jornal Público.
Para a Presidente, a habitação é “uma das fatias mais importantes dos desafios sociais”. Considera que é preciso aceitar que territórios diferentes têm desafios diferentes. “Uma medida única não está a resolver o problema”, afirmou criticando as soluções propostas pelo governo para a crise habitacional.
A sondagem da UC revela que “um em cada quatro portugueses tem dificuldades em pagar despesas de alimentação”. Concluiu, também, que a situação está a piorar, mesmo comparando com a época da intervenção da Troika. Sessenta e cinco por cento dos inquiridos dizem que o país está pior do que há um ano e apontam o governo, a inflação e a corrupção como os principais problemas do país.