Exposição “As mãos de Jesus” reúne obras dos utentes da Cáritas Arquidiocesana de Braga
A Exposição “As mãos de Jesus” nasce dentro da iniciativa “Oração de Rua” que nos leva ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo, isolamento social ou qualquer outra forma de exclusão social que muitas vezes nos passam despercebidas ou com as quais mantemos contactos diários mas céleres.
As mãos de Jesus são as mãos de cada um de nós. São mãos que ajudam, mãos que levantam, mãos que cuidam, que reconfortam mas também mãos que sofrem, que tem feridas, mágoas e que pedem socorro. As mãos de Jesus são mãos que querem ter vez e lugar no mundo.
Neste sentido, fruto de um trabalho de proximidade que está na génese da Cáritas Arquidiocesana de Braga, esta exposição traduz a relação que queremos viver enquanto irmãos atentos às verdadeiras necessidades de todos aqueles que nos procuram. Nesta, não trabalhamos nem exploramos apenas a arte mas a vida de cada um dos autores destas obras. Em cada tela e em cada mão estão representados os percursos de vida de quem a pintou.
Por tudo isto, esta exposição pretende ser uma mostra dos que não tem lugar visível na sociedade, porque através da arte podemos descobrir o tesouro que cada pessoa leva dentro de si, que
Porque acima de tudo, as mãos de Jesus, são mãos de luz e vida. São mãos de Ressurreição.
As obras estarão expostas no Museu Pio XII e a exposição será inaugurada amanhã, dia 12 de Abril, momento esse que contará com a presença do Arcebispo Primaz D. Jorge Ortiga.