Cáritas lança estudo “Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal”
Estudo “Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal”
Migrar é um direito e as migrações representam um benefício para todos. Esta é a principal conclusão do Estudo “Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal | Avançar nas práticas: rumo à inclusão e coesão social”.
Com esta publicação a Cáritas quer consciencializar os líderes políticos e o público em geral para o impacto positivo das migrações em Portugal e para a relação das migrações com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Ao mesmo tempo que está ciente dos desafios apresentados pelas migrações, a Cáritas apela às instituições, aos decisores políticos e à sociedade civil em Portugal e na Europa, para remover barreiras que coloquem um entrave à capacidade dos migrantes de contribuir para o desenvolvimento humano e social de todos.
O projeto MIND (Migrações. Interligação. Desenvolvimento) integra a pesquisa e preparação de onze publicações nacionais e uma publicação europeia. Estas publicações servem como instrumentos de advocacy para promover o envolvimento de intervenientes nacionais e europeus e contêm recomendações sobre migrações e desenvolvimento a nível nacional e da UE, baseando-se num conhecimento sólido e numa base de evidências, conformes aos valores Cristãos e universais.
Estudo elaborado por Pedro Góis, Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Laboratório Associado, com o apoio de Filipa Abecasis, Joana Alfaiate e Mariana Hancock (Cáritas Portuguesa) e de Letizia Lozano (Caritas Europa).
Contribuições por Olga Kadysheva, Patrick Taran, e Piyasiri Wickramasekara (Global Migration Policy Associates – GMPA), e Davide Gnes e Shannon Pfohman (Caritas Europa).
Consulte aqui o Estudo da Cáritas Portuguesa: