Cáritas de Braga participa no Seminário “Refugiados: Ecos do passado, silêncios do presente” promovido pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
No âmbito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de Janeiro), a BLCS promoveu, no dia 25 de Janeiro, um seminário no qual participaram diversas personalidades a nível nacional e local que têm como área de atuação e/ou interesse a realidade dos refugiados.
Pretendeu-se fazer a ponte entre as intolerâncias ocorridas no séc. XX e as intolerâncias e preconceitos atuais, numa linha de ideias que pensa o passado para repensar e reorganizar o presente.
A Cáritas de Braga participou nesta iniciativa através da partilha do seu trabalho realizado no acolhimento de refugiados , bem como, do trabalho de advocacy realizado pela Cáritas Portuguesa.
Além da partilha do trabalho realizado pela Cáritas, foi também apresentada a iniciativa “Mala da Partilha” que tem como objetivo promover o diálogo e a cultura do encontro. A “Mala da Partilha”, pretende criar e promover oportunidades para que as comunidades se abram àqueles que vieram de outros lugares do mundo, ou, até mesmo, de outros lugares do país e que trazem consigo histórias de viagem que explicam a razão pela qual saíram de sua casa, quais as dificuldades que encontraram, quais as dificuldades que tiveram de superar e, também, porque ouvir e partilhar implicar mudança, conhecer quais os desafios que deixam às comunidades que os acolheram.