A Pobreza manifesta-se de muitas formas
Hoje, relembramos a realidade da pobreza, um desafio global que afeta milhões de vidas, incluindo milhares em Portugal. Atualmente, 16,4% da população portuguesa vive em risco de pobreza ou exclusão social, o que representa cerca de 1,7 milhões de pessoas. Este problema é ainda mais alarmante quando percebemos que 18% dos trabalhadores têm rendimentos insuficientes para garantir uma vida digna, e mais de 12% da população portuguesa em insegurança alimentar moderada ou severa.
A pobreza vai muito além da falta de dinheiro. Ela reflete-se na exclusão social, na dificuldade em aceder a oportunidades como educação ou emprego e, muitas vezes, na solidão e perda de dignidade. Este fenómeno multidimensional requer soluções igualmente abrangentes.
Na Cáritas Braga, trabalhamos diariamente para combater a pobreza nas suas mais diversas formas promovendo um desenvolvimento humano integral. Desde apoio em habitação, alimentação, bens essenciais a centenas de pessoas em situação de carência, acolhimento e acompanhamento de vítimas de violência doméstica e migrantes, até projetos de capacitação profissional e inclusão social.
Neste Dia Mundial dos Pobres, lembramos que, em conjunto, podemos construir uma sociedade mais justa, onde a dignidade humana seja respeitada e valorizada.