Semana nacional Cáritas
25 de fevereiro a 3 de março
A Rede Nacional da Cáritas promove, até dia 3 de março, a Semana Nacional, que tem como objetivos fundamentais a divulgação do trabalho realizado no país e a recolha de verbas. Na Cáritas Arquidiocesana de Braga, a programação vai dividir-se, essencialmente, entre Braga e Guimarães, com um open day e concerto solidário, respetivamente, entre outras atividades.
Assumindo como tema “Cáritas: Amor que Transforma”, durante a semana levaremos a cabo o peditório anual nas paróquias (coleta das eucaristias) e em alguns espaços públicos (superfícies comerciais Lidl e Pingo Doce dos concelhos de Braga, Guimarães e Barcelos). Esta é uma das principais fontes que garante e sustenta a ação da instituição.
Em termos de programação, a sede da Cáritas Braga, na Rua dos Falcões, centro histórico da cidade, vai abrir as portas para receber a comunidade e dar a conhecer o trabalho que faz, diariamente, em prol das pessoas mais vulneráveis. A iniciativa decorrerá na próxima quinta-feira, 29 de fevereiro, durante o horário de funcionamento, entre as 9h00 e as 17h00, e permitirá aos interessados visitarem, por exemplo, serviços como a cantina social, armazém de bens alimentares, espaços de atendimento e a exposição itinerante “Crianças Cáritas: do mundo para Famalicão” da investigadora e ativadora do município de Famalicão, Arminda Ferreira.
A restante programação da Semana Cáritas concentrar-se-á na cidade de Guimarães “resultado de uma estratégia de descentralização e, também, uma forma de divulgar o 1º ano de trabalho da Cáritas Arciprestal de Guimarães-Vizela”, explica o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, João Nogueira. Está previsto um concerto solidário no Paço dos Duques de Bragança, com o TetrAcord’Ensemble, dia 1 de março, sexta-feira, às 21h30. No dia antes, 29 de fevereiro, quinta-feira, decorrerá a tertúlia “O Amor que transforma” na associação Convívio. A Cáritas vai estar, também, presente em escolas do concelho de Guimarães e dia 3 de março, às 12h00, haverá uma eucaristia na igreja da Oliveira, presidida pelo cónego Avelino Amorim e solenizada pelo núcleo da Cáritas Jovem de Braga.
MENSAGEM PARA A SEMANA CÁRITAS
CÁRITAS, O AMOR QUE TRANSFORMA
As guerras e conflitos em diversos países, os milhares migrantes de pessoas em busca de melhor vida, as famílias sem rendimentos suficientes, os pobres sem abrigo, as instituições sociais em permanente preocupação pela sua viabilidade, a instabilidade social política. É a realidade preocupante que nos desafia a todos.
A ‘Semana Cáritas’ é uma oportunidade para valorizar e partilhar o dom que nos move na atenção à realidade humana no contexto de um tempo aconselhado para a revisão de vida e de caminho para a Páscoa. O Amor-Cáritas é o dinamismo espiritual que nos faz sair de nós mesmos e interessarmo-nos pelos nossos semelhantes.
O Amor-Cáritas não é uma filantropia. É o amor que brota de Deus e transforma a pessoa humana iluminando-a com a graça de poder olhar a todos a partir do coração de Deus. É um fogo permanente em que os gestos e as dádivas são sinais dessa mesma realidade invisível que nos anima e impele a agir identificados com Jesus, correspondendo ao cuidado pelos nossos semelhantes.
Esta semana é também uma oportunidade para valorizar e agradecer o testemunho de todos os que trabalham como voluntários e/ou profissionais na rede Cáritas em Portugal, e que realizam parte da missão da Igreja na ação social.
Saúdo e agradeço a todas pessoas de boa vontade que colaboram com a rede Cáritas com algum apoio ou donativo, permitindo assim a promoção do bem comum e da solidariedade.
D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana
(Texto integral: Dia Cáritas | III Domingo da Quaresma)