Recente estudo da Cáritas Portuguesa “A Rede Cáritas em Portugal e a Resposta à Covid-19”, faz 8 alertas para a proteção social no pós pandemia
O mais recente estudo da Cáritas Portuguesa “A Rede Cáritas em Portugal e a Resposta à Covid-19”, faz 8 alertas para a proteção social no pós pandemia. Alertas que vão desde os desafios do assistencialismo, da segurança social, da habitação, da saúde mental até ao risco crescente da precariedade e do desencontro entre o rendimento e o custo de vida.
O estudo foi realizado com o objetivo de documentar a resposta da Rede Cáritas em Portugal à pandemia de Covid-19.
De acordo com algumas conclusões do estudo, a rede Cáritas em Portugal, apoiou mais de 13 mil pessoas e famílias, através da distribuição de mais de 80 mil euros de Vales Alimentares e cerca de 160 mil euros em apoios pontuais como o pagamento de rendas, despesas com saúde ou pagamento de eletricidade.
Este apoio representa, na sua globalidade, um aumento de 60% de beneficiários entre os períodos de março de 2020 e fevereiro de 2021. O estudo faz, também, uma análise preliminar dos dados recolhidos sobre a resposta da Cáritas, tendo em conta o impacto socioeconómico da pandemia na população portuguesa e as implicações possíveis dessa análise face ao modelo de Sistema de Proteção Social da Cáritas Europa.
Consulte o documento na integra: https://caritas.pt/a-rede-caritas-em-portugal-e-a…/