Cáritas Transforma Refeições em Momentos de Bem-Estar para Migrantes
À volta de uma mesa, criam-se amizades, memórias e sorrisos. Na Estrutura de Acolhimento Temporário (EAT) para migrantes, gerida pela Cáritas Arquidiocesana de Braga, uma refeição transforma uma casa num lar.
Graças aos donativos de parceiros como a Mercadona e Simões, a Cáritas tem conseguido humanizar e melhorar suas respostas, oferecendo uma alimentação saudável e variada aos seus utentes. Estes donativos vão além da simples satisfação das necessidades alimentares, transformando momentos de refeição em oportunidades de bem-estar e capacitação.
“Os pequenos-almoços e lanches agora promovem o bem-estar global dos nossos utentes”, afirma coordenadora da estrutura. “Estes momentos permitem a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de importantes competências de vida, como respeito, organização, empatia e comunicação eficaz.”
Além disso, a apresentação apelativa destes alimentos contribui significativamente para a melhoria do estado de humor dos residentes. A maioria das pessoas acolhidas na EAT são indivíduos com elevada vulnerabilidade, tornando ainda mais gratificante proporcionar-lhes experiências tão positivas.
Com o apoio contínuo dos seus parceiros, a Cáritas tem conseguido humanizar e melhorar as suas respostas.
No primeiro semestre deste ano, a Estrutura de Acolhimento Temporário (EAT) para migrantes teve 7 novos casos acolhendo, no total 32 pessoas. Neste período, foi possível integrar profissionalmente 3 pessoas e autonomizar 12.
Cáritas, o amor que transforma!