Cáritas Braga em 2023
Em 2023, continuamos a nossa missão de apoio à comunidade, alcançando resultados notáveis através de vários serviços e programas:
No apoio social e alimentar apoiamos 7.339 pessoas em situação de vulnerabilidade, atribuímos 338 cabazes alimentares e realizamos 5.575 atendimentos sociais. Além disso, a Cantina Social serviu 26.311 refeições.
Através do programa Incorpora, integramos 46 pessoas desempregadas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho e juntaram-se ao programa 19 novas empresas.
Na área da violência doméstica, a resposta de apoio psicológico a crianças e jovens Vítimas (RAP) totalizou 590 atendimentos a crianças e jovens, 361 a familiares, tendo acompanhado 53 casos. Já o Espaço Igual acompanhou 161 pessoas com 66 novos casos em 2023 e com mais de 1200 atendimentos. Foram acolhidas 311 pessoas pela resposta de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica (RAE VVD).
No apoio a migrantes e Deslocados, a Estrutura de Acolhimento Temporário para Migrantes (EAT Migrantes), acolheu 62 pessoas, incluindo 18 deslocados e 44 migrantes, oferecendo-lhes um lugar seguro e apoio para integração.
O B! House, focado em pessoas em situação de sem-abrigo, acolheu 11 pessoas nos dois apartamentos partilhados tendo conseguido uma autonomização.
Para combater a exclusão social, insucesso escolar, abandono precoce escolar, desocupação e comportamentos desviantes de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconômicos vulneráveis, incluindo descendentes de imigrantes e minorias étnicas, o B!Equal – E8G, do programa Escolhas, envolveu 60 participantes diretos e 215 indiretos através de atividades que incentivam a educação, a formação, o emprego e a cidadania ativa.
O programa Proinfância chegou a 22 crianças e jovens em situação de exclusão social, junto com 14 famílias, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento e inclusão.
Tendo terminado em 2023, o MAKEBRAGA CLDS-4G envolveu 102 participantes desempregados, 469 estudantes e 2.868 pessoas em diversas ações, promovendo novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC) beneficiou 374 pessoas de 126 famílias, fornecendo-lhes alimentação mensal.
Pastoral Social
Foram acompanhados 7 agregados pela Cáritas Arciprestal de Guimarães – Vizela.
Com o Cáritas na Escola, foram envolvidos 1782 estudantes, em 25 sessões, em 8 escolas, abordando temas como a empatia, o bullying e respeito pelo meio ambiente.
Criada, em Braga, no fim de 2023, a Cáritas Jovem propõe-se a ser um movimento de jovens empenhados em apoiar a sua comunidade, aumentar a consciencialização social e expandir as oportunidades de voluntariado. Procura dedicar-se a atender as necessidades que vão surgindo na Arquidiocese de Braga, procurando também educar sobre questões globais, promover e criar mais projetos e voluntariado.
Esses esforços refletem o compromisso contínuo da Cáritas Braga em promover a dignidade, a inclusão social, a autonomização e melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.