Novo Mercadona elege Cáritas de Braga na sua responsabilidade social
MERCADONA ABRE NOVO SUPERMERMERCADO EM BRAGA E COLABORA COM A CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE BRAGA
• A Mercadona abrirá, no dia 16 de novembro, um novo supermercado em Braga, localizado na Rua da Feira n.º 76.
• No âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, esta loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade à Caritas Arquidiocesana de Braga.
A Mercadona, empresa de supermercados, abrirá no dia 16 de novembro, pelas 9 horas, o seu novo supermercado em Braga, situado na Rua da Feira, n.º 76. No âmbito desta abertura, a terceira na cidade, a empresa assinou um protocolo de colaboração com Cáritas Arquidiocesana de Braga.
A doação de alimentos é uma das principais medidas de prevenção contra o desperdício alimentar na Mercadona e faz parte do compromisso que a empresa mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas lojas como uma das medidas para a prevenção do desperdício alimentar.
A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta entidade que tem um longo e firme compromisso de promoção e ação social na comunidade tendo em vista combater qualquer forma de pobreza ou exclusão social.
As doações realizadas pela Mercadona servirão, acima de tudo, para ajudar a confecionar as nossas refeições diárias que são distribuídas pelas centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Mercadona junta-se às empresas que, com a Cáritas, lutam por um mundo mais igual!
Mercadona e a Cáritas Braga trabalham juntas nos objetivos de desenvolvimento sustentável 1 e 2.
João Nogueira, Presidente da Direção da Cáritas Arquidiocesana de Braga, afirma que “as questões relacionadas com a alimentação, representam mais uma preocupação da Cáritas de Braga. Diariamente são confecionadas e servidas refeições, no nosso refeitório/cantina social, e todos os dias são prestados apoios alimentares às pessoas/famílias que nos procuram. No contexto das enumeras dificuldades sentidas pela instituição em chegar a todas as situações, e apoiar de forma digna, todos os que nos procuram, é com enorme orgulho que aceitamos o vosso apoio diário, através da doação dos vossos excedentes. Reconhecemos que sem o apoio do tecido empresarial, e em particular da Mercadona, tudo seria mais difícil de alcançar. Acreditamos que é possível haver uma sociedade solidária e participativa, onde prevaleça a justiça, a paz, a liberdade e a solidariedade ao serviço da dignidade humana. Todos os que partilham desta nossa visão, podem Ser Cáritas, e a Mercadona, é Cáritas. Obrigado por fazerem parte da construção de um futuro melhor!”
Sofia Cardoso, Diretora de Relações Externas Zona Norte de Portugal, acrescenta que “sabemos que a colaboração com a Cáritas de Braga, a partir do dia de abertura da nossa terceira loja na cidade, servirá para apoiar a comunidade que todos os dias procura a instituição. A Mercadona, como empresa socialmente responsável, procura partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe e as doações são disso o melhor exemplo, o que para nós é muito gratificante.”
João Nogueira, Presidente da Direção da Cáritas Arquidiocesana de Braga e, Sofia Cardoso, da Mercadona
Doações da Mercadona em 2023
Com o objetivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, no total, no primeiro semestre de 2023, a Mercadona doou 600 toneladas de bens essenciais, o equivalente a cerca de 10.000 carrinhos de compras, a mais de 40 cantinas sociais, 8 bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal.
No distrito de Braga, onde a empresa conta atualmente com 6 supermercados em funcionamento, foram doadas, no primeiro semestre deste ano, 110 toneladas de produtos de primeira necessidade a instituições locais de solidariedade social.